Angel

Objetivos

  • Realizar Palestras/Treinamentos diversos para crianças e adolescentes das redes públicas e particulares de ensino, com o objetivo de orientá-los na prevenção e combate a incêndio e acidentes, prevenir atitudes indisciplinares que motivem o bullying e ações de primeiros socorros.

  • Após esses encontros, motivar com que esses jovens possam vir fazer parte de um grupo fixo de voluntários da instituição que possam multiplicar esse conhecimento.

  • Através dessas ações também serão abordados assuntos que envolvam: meio ambiente, social, ética e cidadania.

O primeiro anodo projeto será de caráter experimental e deverá ter atuação restritas às escolas municipais e particulares. Para o suporte necessário e de manutenção, o projeto deverá buscar apoio na iniciativa pública e privada.
Os anos seguintes o projeto buscará a expansão e abertura de pólos, divididos por região.

Materiais de apoio

- Camisas / Coletes
- Banners
- Folders / Panfletos
- Certificados

Profissionais

- Coordenadores
- Psicólogos
- Instrutores
- Assistentes

Dados

Os dados de acidentes que envolvem crianças especificamente dentro do ambiente escolar em nosso país são imprecisos, mas é sabido que 70% das mortes em crianças menores de 1 ano ocorreram por sufocação e 34% das crianças de 1 a 4 anos por afogamento.
Dados da ONG Criança Segura apontam que no ano de 2014 foram registradas 122 mil hospitalizações por acidentes com meninos e meninas de zero a 14 anos e, destas hospitalizações 47% tiveram como causa quedas, 16% queimaduras e outros 21% estão relacionados ao contato com ferramentas, objetos cortantes, dentre outros.

Organizações internacionais, como o Center for Disease Control and Prevention (CDC), classificam como uma escola segura àquela onde os colaboradores e até mesmo os alunos possuam preparo para responder a uma situação de emergência.Crianças salvam vidas todos os dias e em vários lugares do Mundo!

Primeiros Socorros

‐ Conscientizar todos os envolvidos sobre a importância da atuação correta em situações de urgência e emergência.
‐ Refletir sobre a importância da vida, cidadania, meio ambiente e os movimentos de solidariedade.
‐ Ensinar como comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192. ‐ Reforçar a importância da escola para a criança.

SAVANNAH - UMA FOFURA DE HEROÍNA

Prevenção de incêndios e acidentes

4,2% das mortes causadas por incêndio em 2015 há ocorrido em crianças entre 0-14 anos, ou seja, durante o ano de 2015, um total de 6 crianças com 14 anos ou mais jovens morreram vítimas de incêndio.
Objetivos: Ensinar as crianças a agir e prevenir tais acidentes: saber como reagir a um incêndio, como sair do edifício, o que fazer para evitá-los, quais os elementos que podem ser perigosos, como usar um extintor de incêndio (no caso de crianças mais velhas)...

Bullying

Trabalhar com esses observadores para que tomem consciência do seu papel nesta situação e encontrem formas de mudar seus comportamentos faz com que agressor acabe perdendo seu público.

Quando um grupo deixa de apoiar o agressor e este fica sozinho, ele para!

O impacto do sistema se sente sobretudo nos agressores, porque se as atitudes dos demais envolvidos muda, agredir passa a não ser mais tão divertido. Todas essas atividades servirão para criar um clima amigável e respeitoso com os demais. As crianças são ensinadas a diferenciar um conflito aceitável entre colegas de uma situação de bullying, que não deve ser tolerada.

As crianças continuam sendo o futuro de um país...Nossas crianças, se destacarão em nossa sociedade como cidadãos do bem.

Colocar este projeto em prática, é assegurar que esta geração não será em vão. E com a certeza de que estes futuros adultos farão a diferença na construção de um mundo melhor!

AÇÕES COMPLEMENTARES

PRESERVAR É COISA DE CRIANÇA!
NOÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.

Assuntos a serem abordados: Coleta de Lixo, Reciclagem, Desperdício de Água .

CRIANÇA TAMBEM SABE SE DEFENDER!
Noções de Defesa Pessoal

A prática de artes marciais vai muito além do incremento da parte física e do aprendizado de um tipo de defesa pessoal. Seus principais benefícios incluem maior autocontrole, disciplina e o desenvolvimento de um novo comportamento social e psicológico, diminuindo, inclusive, atitudes violentas e rudes.

ALGUNS EXEMPLOS DE SALVAMENTO